Dphrepaulezz nasceu no oeste de Massachusetts, sendo o oitavo de 15 irmãos. Seu pai era um muçulmano de origem somali com profundas convicções religiosas, que, segundo lembra Dphrepaulezz, lhes impunha a ele e a seus irmãos, muitas regras. Dphrepaulezz e sua família se mudou para Oakland, Califórnia, quando ele estava com doze anos de idade.
Se interessou por compreender, de forma autodidata, a tocar a música depois de ouvir o álbum de Prince, Dirty Mind. Aprendeu música colándose deslocar-se nas salas de aula da Universidade da Califórnia em Berkeley, apesar de não estar matriculado. Cansado da má existência se mudou pra Los Angeles, onde fez surgir uma maquete ao ex-empresário de Prince, Joe Ruffalo, que viu potencial no músico e decidiu apadrinarlo.
Dphrepaulezz assinou, enfim, em 1993, um contrato com a gravadora Interscope Records. Em nove de janeiro de 1996, publicou o seu primeiro álbum, The X Factor, sob o nome de Xavier. O álbum foi lançado com Lexington House Records e distribuído na gravadora Interscope. Em 1999, sofreu um complicado acaso de viação que o deixou em coma por três semanas. Após isso, Inicialmente, rescindiu seu contrato e depois de ir por numerosas bandas de pouca relevância abandonou a música.
- você Sabe.- Sistema Avançado de ensino médio e Educação Superior
- 1 Regulação do trânsito urbano
- Sim que há em tão alto grau
- Um homem próspero, não usa roupa com rugas (como atravessar corretamente uma camisa)
- O grau de organização do ecossistema. A espécie, população e comunidade
- Brasil / Prefere permanecer no Santos
- cinco Concerto musical
- dois Viagem a Nova York e início da música (1963-1966)
Voltou, desse jeito, para Oakland, onde formou uma família e dedicou-se ao cultivo de maconha. Em 2014, voltou novamente à música, com um modo que o mesmo descreve como “de raízes negras para o mundo todo”. Em 2015, ganhou um concurso da rádio NPR’. Em 2016, o seu álbum ” The Last Days of Oakland, foi lançado pela gravadora Blackball Universe.
Dphrepaulezz ganhou por esse trabalho o Prêmio Grammy pela classe de Melhor álbum de Blues Contemporâneo. ↑ “Fantastic Negrito 1968-“. O Worldcat. ↑ a b c McFarland, K. M. “7 Facts to Know About Fantastic Negrito Before He Blows Up”. ↑ Pereira, Alyssa (13 de fevereiro de 2017). “Fantastic Negrito wins first Grammy award for Best Contemporary Blues album”.
↑ Ainscoe, Mike (vince e seis de março de 2018). “Fantastic Negrito: Please Don’t Be Dead – album news”. ↑ “61st GRAMMY Awards: Full Nominees List”. ↑ Vaziri, Aidin. “Fantastic Negrito: Oakland musician lives up to new name”. ↑ a b c d e f Paphides, Pete. “Fantastic Negrito: the drug-dealing hustler who became Bernie Sanders’ favourite bluesman”.