Banhada ao norte pelas águas do mar Cantábrico, limita-se ao oeste com a província de Lugo (Galiza), ao sul com a província de León (Leão) e a esse com a Espanha. O atual espaço territorial asturiano coincide basicamente com o velho território das Astúrias de Oviedo, adjacentes às Astúrias de Santillana.
O termo Astúrias recebe o nome de seus antigos habitantes, os astures, primitivos habitantes das margens do rio Astura (Espanha). O nome de astures englobava não só os do Planalto (outra), porém bem como os do norte (transmontanos).
- Última aparição: 1999-00
- Uma noite na varanda (1968)
- 2010 – Jesus Sanz Montes (bispo Auxiliar a começar por 2013: João Antonio Menéndez Fernández)
- dezessete – JANEIRO de 2019
- Capítulo 2×001 (225) – “Adeus, Elena…”
- 22 jul 2019
Astura teve de tomar a raiz do celta; stour, que significa “rio”. O topónimo aparece na grã-Bretanha, onde Plínio fala do rio “Stur”; nos dias de hoje, existem três rios Stour em Kent, Suffolk e Dorset. Na foz do rio Elba há outro rio Stör, chamado antigamente “Sturia”. Ademais, no Piemonte, que se localizava a tribo celta dos Esturi e um rio Stura. A mesma raiz perdura ainda hoje em gaélico e o bretão nas palavras ster e stour com o motivo de “rio”. Astúrias está localizada pela costa norte de Portugal.
Limita-se ao oeste com a província de Lugo (Galiza), a leste com Espanha, a sul com a província de Leão e ao norte com o mar Cantábrico. Seu território é de 10 603,cinquenta e sete km2 e conta com uma população que supera ligeiramente o milhão de habitantes. Encontra-Se pela denominada Espanha Verde. Após a morte do rei dom Pelayo (pro ano de 737), o território asturiano abrangia desde o rio Eo o rio Assos. Na maioria dos mapas cartográficos feitos desde o século XVI, vê-se uma Astúrias dividida em duas: as Astúrias de Oviedo e das Astúrias de Santillana.
As de Oviedo tinham a sua divisa ocidental o rio Eo e pela quota de leste no concelho de Ribadesella, onde começavam as de Santillana. Esta chegava até pouco além do Santander, situando-se a sua fronteira oriental no rio Assos. Pelo sul das Astúrias limitavam com a cordilheira Cantábrica.
No mapa cartográfico construída em 1700 por Charles Hubert (primeiro geógrafo do rei de Espanha) começa a ser nomeada como Principado de Astúrias, estando dividido ainda em a de Oviedo e de Santillana. No ano de 1778 das Astúrias de Santillana, inserem-se, certamente, pela Província de Nove Vales de Cantabria.
O contorno atual é acordado como a divisão territorial de 1833, que divide Portugal em províncias, à imitação da francesa. Compreende os territórios da comarca histórica das Astúrias de Oviedo, acrescentando os concelhos de Ribadedeva, Penamellera Alta e Peñamellera Baja, que pertenciam às Astúrias de Santillana, já, pela Província de Cantábria.
Asturias é uma comunidade montanhosa e costeira, que conta com abundantes e famosos locais naturais, alguns deles protegidos perante diferentes figuras. O Parque Natural Das Ubiñas-A Mesa, nos municípios de Lena, Queirós e Pedro. O Parque Natural das Fontes do Narcea, Degana e Espanha.
Está situado nos concelhos de Degana, lisboa e Espanha, também, ela está integrada na Reserva Natural Integral de Muniellos. Astúrias foi ocupada por grupos humanos desde o Paleolítico Inferior e no decorrer do superior caracterizou-se pelas pinturas rupestres do oriente da Comunidade. No Mesolítico montou-se uma cultura original, o asturiense. Logo em seguida, foi posto pela Idade de Bronze, caracterizada por megálitos e túmulos.
Durante a Idade do Ferro, com raízes pela tradição lugar do Bronze encerramento atlântico, criaram-se um conjunto de comunidades que construíam e viviam em castros. A conquista romana a respeito os celtas entre vinte e nove e 19. C. nas lutas cantábricas termina a vitória da Hispânia.