O Que É Um Quadro-Síntese E Como Se Utiliza?

O Que É Um Quadro-Síntese E Como Se Utiliza? 1

Em numerosas ocasiões temos pela cabeça idéias muito complexas e densas que são de árduo explicação e/ou contestação. Desenvolver um foco ou um conceito, usando o quadro-síntese supõe a utilização de uma ferramenta muito útil, pois assistência a esclarecer visualmente ideias complexas, o que implica uma melhor e mais fácil memorização.

neste post veremos como usar um quadro-síntese, seja para preparar-se ou pra organizar seus planos ou conceitos complexos. O quadro-síntese é uma síntese ou resumo de um assunto específico, subcategorizando os temas que o constituem. É uma maneira de ver de perto a “radiografia” de uma descrição escrita e que em diversas vezes é trabalhoso de processar. Basicamente, o quadro-síntese tem como propósito explicar de forma mais acessível, qualquer cenário, organizando as idéias, seguindo uma hierarquia, e de forma visual. Assim como o nome sinaliza, o quadro-resumo de parte da apoio de fazer uma sinopse, isto é, um resumo de qualquer tema específico, representando semelhanças e diferenças dentro de um mesmo foco.

Como por exemplo, pra esclarecer o funcionamento de um parlamento, o quadro-síntese revela como é formado, quem participa e com que objetivo serve, atendendo a todo o momento a uma metodologia hierárquica descendente. Não queremos descartar o componente visual. De acordo com os especialistas das neurociências, o ser humano tende a ser um animal cujo pensamento está fundado no indicador, desta maneira que é propenso a processar dicas de forma gráfica.

Em qualquer centro de educação, desde a escola primária até a universidade, cada docente apoia tuas explicações com um esquema explicativo, oferecendo uma forma execução de dar a notar textos, conceitos ou cada tipo de detalhes útil. O sinóptico é o equivalente a um mapa mental. Não é de exercício exclusivo no âmbito educacional, dado que várias corporações utilizam o mesmo segredo pra criar tuas políticas de criação e competitividade.

  • 5 Oposição ao Plano Cerdá e descaso ao autor
  • quatrorze Mini manual de tipo e de correto
  • 108 Armorial salmantino
  • quando criancinha, tinha pesadelos com esta caixa
  • 4ºvocal: D. Henrique Rocha Xenia (Vda. de Rocha Ruiz,S. A)
  • Jr. Liberdade

Para que esta ferramenta seja eficaz, precisa basear-se em muitas características básicas que veremos a seguir. É primordial de ordenar as idéias e pesquisar acertadamente o que se pretende esclarecer. Precisamos definir bem o assunto principal, a base do resto do quadro-sinopse, de modo clara e concisa.

Em segundo lugar, é preciso elaborar os assuntos derivados do conteúdo principal. Não há que confundir esta tarefa com a inclusão de tópicos pouco relacionados entre si ou que não pertençam à mesma categoria hierárquica. Por exemplo, o caso que colocamos pela introdução da geração de um Parlamento, os subtemas seriam os Deputados e os Partidos, além de outros mais, todavia não as leis. Se o propósito principal do quadro-sinopse é a clarificação de um cenário ou ideias, pra evitar qualquer tipo de explicação complexa.