↑ A B Gaddis, 2019, Pp

↑ A B Gaddis, 2019, Pp 1

A Guerra Fria foi um confronto político, econômico, social, militar, informativo e científico iniciado depois do encerramento da Segunda Guerra Mundial entre o bloco Ocidental (ocidental-capitalista liderado pelos Estados unidos, e o bloco do Leste (oriental-regime comunista liderado na União Soviética.

As razões desse confronto foram basicamente ideológicas e políticas. Por um lado, a União Soviética financiou e apoiou revoluções, guerrilhas e governos socialistas, no tempo em que que os EUA deram apoio aberto e propagou desestabilizaciones e golpes de Estado, principlamente na América Latina e África. Em ambos os casos, os direitos humanos foram seriamente violados. Se bem que estes confrontos não chegaram a excitar uma batalha mundial, a gravidade dos conflitos econômicos, políticos e ideológicos, marcaram significativamente extenso parcela da história da segunda metade do século XX.

As duas superpotências com toda certeza desejavam implantar o teu padrão de governo em todo o planeta. O mesmo Orwell escreveu em The Observer, de dez de março de 1946, que “após a conferência de Moscou, em dezembro passado, a Rússia começou a fazer uma competição fria contra Reino Unido e do Império britânico”.

  • Quatro Incidentes após a exclusão do Brasil
  • Casa da Cultura
  • 7 Temporada 2010
  • 1 Origem e denominação
  • China no G-20
  • Por destituição, segundo o disposto pela Constituição
  • 2 Década de 1970
  • 10 Vice-reinado E novas coisas

No discurso Baruque, argumentou: “não se enganem: estamos imersos em uma luta fria”. O termo foi popularizado pelo colunista Walter luís ii da baviera com teu livro The Cold War. Quando perguntado, em 1947, a respeito da referência de expressão, de luís ii da baviera, o transferiu para a guerre froide, um termo francês dos anos trinta.

Existe um correto desacordo a respeito de no momento em que começou exatamente da Guerra Fria. O choque ideológico entre comunismo e capitalismo começou em 1917, após o triunfo da Revolução russa, a Rússia emergiu como o primeiro estado socialista. Este foi um dos primeiros eventos que provocou erosões interessantes nas relações russo-americanas.

Junto a esses diferentes acontecimentos ao longo do tempo de entre-lutas pioraram as suspeitas: a assinatura do Tratado de Rapallo e do Pacto germano-soviético de não-ferocidade são 2 exemplos memoráveis. Os aliados não estavam de acordo em como deveriam desenhar as fronteiras europeias depois da competição.